Um pouco, uma parte e o que escapa

o que da catástrofe se representa

Autores

  • Glaucia Nagem de Souza
  • Lucília Maria Abrahão e Sousa Universidade de São Paulo - USP RIbeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i48.1123

Palavras-chave:

Psicanálise, Arte, Trauma, Real

Resumo

Este artigo foi escrito com base no estudo do livro Catástrofe e representação (Nestrovski & Seligmann-Silva, 2000) pelo núcleo de pesquisas Laboratório Discursivo: Sujeito, Rede Eletrônica e Sentidos em Movimento (El@dis), em plena pandemia de coronavírus, e nas relações possíveis com alguns conceitos caros à psicanálise, como trauma e Real. Para dialogar com tais articulações teóricas, incluímos a análise da obra do artista romeno Avigdor Arikha e do artista alemão Anselm Kiefer. O primeiro, um judeu que, nos campos de concentração, manteve-se vivo graças ao interesse dos nazistas por seus desenhos e que seguiu trabalhando em uma poética intimista. O segundo, alemão, nascido no fim da Segunda Guerra, tem uma poética monumental na qual busca representar incessantemente o passado da Alemanha, para não deixar cair no esquecimento o horror que se estabeleceu na história da nação.

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Biografia do Autor

Glaucia Nagem de Souza

Psicóloga. Psicanalista, membrodo Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. Artista Plástica.

 

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Nagem de Souza, G., & Abrahão e Sousa, L. M. (2024). Um pouco, uma parte e o que escapa: o que da catástrofe se representa. Revista De Psicanálise Stylus, 1(48), pp. 43–56. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i48.1123

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS