O corpo e a criança como objetos dos discursos

Autores

  • Aldenôra Vieira Fórum do Campo Lacaniano Aracaju

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i50.1197

Palavras-chave:

Psicanálise, Sintoma, Dislexia, Desejo, Subjetividade

Resumo

O trabalho na clínica parte da escuta psicanalítica de um caso clínico de um adolescente de treze anos encaminhado com um pré-diagnóstico de dislexia. Nas investigações, observa-se que o sintoma não deve ser reduzido somente a questões cognitivas, mas se apresenta também como formação do inconsciente, de onde advêm os significantes constituídos da relação do sujeito a partir da linguagem, que adere ao corpo do sujeito o discurso do desejo do Outro. A análise do caso evidencia que o sintoma está articulado ao enlaçamento subjetivo da relação entre mãe e filho, revelando-se como resposta ao mal-estar familiar e à tentativa de tamponar a falta do Outro materno. O trabalho propõe reflexões sobre a prática generalizante dos diagnósticos, que tende a desconsiderar as formas de subjetivação e singularidade do sujeito e sua posição no discurso. Ao escutar o sujeito em sua história, o trabalho demonstra que o tratamento psicanalítico possibilita novos modos de funcionar mediante o saber e de invenção frente ao sofrimento. O estudo conclui que a psicanálise, ao não se sustentar na norma diagnóstica, promove uma clínica que respeita a subjetividade e implica o sujeito na construção de seu desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Freud, S. (1996). “Gradiva” de Jensen e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago.

Freud, S. (2014). Obras completas: conferências introdutórias à psicanálise (Vol. 13). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1916-1917)

Freud, S. (2017). Fundamentos da clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Autêntica.

Iannini, G., & Tavares, P. (2017). Apresentação. In S. Freud. Fundamentos da clínica psicanalítica. Belo Horizonte: Autêntica. (Trabalho original publicado em 1905)

Lacan, J. (2003). Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1969)

Peusner, P. (2016). Criança: objeto do sujeito. São Paulo: Escuta.

Downloads

Publicado

16-07-2025

Como Citar

Vieira, A. (2025). O corpo e a criança como objetos dos discursos. Revista De Psicanálise Stylus, 1(50), pp. 137–142. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i50.1197