A reabilitação e os efeitos da ciência e do capitalismo
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i46.1046Palavras-chave:
Capacitismo, Deficiência Visual, Discurso do Capitalista, Psicanálise, SegregaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões, que surgiram a partir da experiência clínica da autora em um Centro Especializado em Reabilitação de pessoas que possuem deficiência visual, sobre o capacitismo e a segregação. Com base na distinção do corpo para a medicina e do corpo conforme a psicanálise aborda, buscaremos evidenciar que visão e olhar não são sinônimos e que não há relação de dependência entre ver e conhecer. Discutiremos sobre o ideal de normalidade que, como efeito do saber científico, produz ideias capacitistas. Diante da singularidade da clínica com pessoas cegas e com baixa visão, o artigo trará à baila a problemática da ciência aliada ao discurso do capitalista como produtores do capacitismo e da segregação. Para concluir, apontaremos para contribuições que a psicanálise pode oferecer.
Downloads
Referências
Freud, S. (2011). Psicologia das massas e análise do Eu. In S. Freud. Obras completas (P. C. de Souza, Trad.) (Vol. 15, pp. 13-113). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1921)
Freud, S. (2017). As pulsões e seus destinos. Obras incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica. (Trabalho original publicado em 1915)
Lacan, J. (1992). O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1969-1970)
Lacan, J. (2003) Televisão. In J. Lacan. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1973)
Lacan, J. (2008). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1964)
Lacan, J. (2008). O seminário, livro 16: de um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1968-1969)
Quinet, A. (2002). Um olhar a mais: ver e ser visto na psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Quinet, A. (2023). Psicose e laço social. Rio de Janeiro: Atos e Divãs Edições.
Soler, C. (1998). Sobre a segregação. In L. Bentes & R. Gomes (Org.), O brilho da infelicidade. Rio de Janeiro: Contra Capa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.