Da “Criança generalizada” ao “Infantil singularizado”
nossa medida na ética
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i50.1195Palavras-chave:
Criança, Discurso capitalista, singularidade, ética, psicanálise lacanianaResumo
Este trabalho explora o termo “criança generalizada” utilizado por Lacan em seu texto Alocução sobre as psicoses na infância, articulando-o com alguns impasses da psicanálise na contemporaneidade. Partindo da noção de discurso com o aparelhamento do gozo pela linguagem, o texto examina como o discurso capitalista, associado aos avanços tecnocientíficos, por um lado, desmembra o corpo para fazer dele objeto de troca e, por outro, promove identificações imaginárias que mascaram a falta estrutural. A criança generalizada é um efeito dessa conjuntura que deixa os sujeitos numa posição objetificada em relação ao que interpreta do desejo do Outro, seja através da demanda de reconhecimento, seja pela adesão a significantes prontos oferecidos pelo mercado. Em contrapartida, o texto propõe o “infantil singularizado” como possibilidade de uma saída ética - não como retorno à infância, mas como delimitação, a partir de uma análise, daquilo que toca o real do sujeito em sua dimensão mais singular, permitindo o advento de um modo de vida que não se deixe colonizar pelos imperativos de gozo do capitalismo.
Downloads
Referências
Freud, S. (1990). Análise terminável e interminável. In S. Freud. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (pp. 247-287). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1937)
Izcovich, L. (2006). L’impossible dans l’expérience analytique. L’en-je Lacanien, 7, 9-30.
Lacan, J. (1978). Du discours psychanalytique. In J. Lacan. Lacan in Italia (pp. 32-55). Milan: La Salamandra. (Trabalho original publicado em 1972)
Lacan, J. (1985). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1972-1973)
Lacan, J. (1992). O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1969-1970)
Lacan, J. (2003). Alocução sobre a psicose na infância. In J. Lacan. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1967)
Lacan, J. (2003). Lituraterra. In J. Lacan. Outros escritos (pp. 15-25). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1971)
Lacan, J. (2005). O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1962-1063)
Lacan, J. (2023). O Outro falta. In J. Lacan. Nos confins do seminário. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1980)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Psicanálise Stylus

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.