The constitution of the subject and the formation of the analyst
what does the clinic with children transmitted?
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i44.1022Keywords:
Constitution of the subject, Formation of the analyst, Children’s clinicAbstract
The objective of this article is to discuss how the clinic with children, based on the concepts of subject constitution: alienation-separation and crossing of children’s fantasy, can contribute to the constitution of the analyst’s desire and his training, through personal analysis and its implication in an institution called School, by Lacan. This reflection was based on studies carried out in a research network and a cartel of the School of psychoanalysis of the Forums of the Lacanian Field.
Downloads
References
Elia, L. (2010). O conceito de sujeito (3a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Freud, S. (1976). Projeto para uma psicologia científica. In S. Freud. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (Edição standard brasileira). (Trabalho original publicado em 1895)
Freud, S. (1976). Sobre o narcisismo: uma introdução. In S. Freud. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (Edição standard brasileira, 14). (Trabalho original publicado em 1914)
Freud, S. (2006). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In S. Freud. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 2006. (Edição standard brasileira). (Trabalho original publicado em 1905)
Freud, S. (2006). As perspectivas futuras da terapêutica psicanalítica. In S. Freud. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (Edição standard brasileira, 11). (Trabalho original publicado em 1910)
Freud, S. (2006). A questão da análise leiga: conversações com uma pessoa imparcial. In S. Freud. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago. (Edição standard brasileira, 20). (Trabalho original publicado em 1926)
Lacan, J. (1979). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (2a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1964)
Lacan, J. (2003). Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola. In J. Lacan. Outros escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1967)
Lacan, J. (2008). O seminário, livro 7: a ética da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1959-1960)
Lacan, J. (2018). O seminário, livro 21: os não-tolos erram. Os nomes do pai
(F. Denez & G. C. Volaco, Trad. e Org.). Porto Alegre: Fi. (Trabalho original publicado em 1973-1974)
Lacan, J. (2010). O seminário, livro 8: a transferência (2a ed.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1960-1961)
Lacan, J. (2020). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1972-1973)
Prates, A. L. (2022). Da fantasia de infância ao infantil na fantasia: a direção do tratamento na psicanálise com crianças (2a ed.). São Paulo: Larvatus Prodeo.
Quinet, A. (1999). O estilo, o analista e a Escola. In E. Scherrmann & V. Pollo. Comunidade analítica de Escola (pp. 216-228). Rio de Janeiro: Marca d’Água.
Quinet, A. (2012). Os outros em Lacan. Rio de Janeiro: Zahar. (Passo-a-Passo, 94).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.