Desejo e reconhecimento
uma breve análise do poema “Canção de uma Dama na Sombra” de Paul Celan
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i42.915Palavras-chave:
Paul Celan, Desejo, Reconhecimento, DialéticaResumo
Este artigo aborda o poema “Canção de uma Dama na Sombra” de Paul Celan publicado em seu livro “Ópio e Memória" de 1952. Pretende-se apresentar algumas reflexões sobre o cenário construído pelo poeta, as impressões deixadas pelo poema e propor uma possível leitura de que intersecções entre desejo e reconhecimento estariam presentes no movimento do texto. Para a análise do poema, utiliza-se da interpretação de Alexandre Kojève da dialética de reconhecimento em Hegel (relação do senhor e escravo). Busca-se ainda trazer contribuições de momentos iniciais do ensino de Jacques Lacan, a partir das quais se aborda a temática do jogo como uma representação de um conjunto de regras, que, em sua estrutura, comporta uma negatividade, sendo que esta aparenta estar expressa nesse poema enquanto “possibilidade de nomear”.
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Referências
CELAN, Paul. Cristal. Organização e tradução de Claudia Cavalcante. São Paulo: Iluminuras, 1999.
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Fenomenologia do Espírito (1807). Tradução de Paulo Meneses. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
KOJÈVE, Alexandre. Introdução à leitura de Hegel (1947). Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud (1953-1954). 2ª ed.. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
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