A psicanálise na era trans
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v0i35.191Palavras-chave:
Sexuação; Gênero; Trans; Orientação sexual; Tirésias.Resumo
O que responde o psicanalista às questões suscitadas em nossa era trans? Era de transformações cada vez mais rápidas e radicais, políticas, culturais, científicas e também em relação aos sexos e aos corpos. Trans — é bom lembrar — é o prefixo que designa ir para além, atravessar. Estamos na era das ultrapassagens, para bem e para o mal. Era de ir para além dos preconceitos, dos conceitos de família, do sexo, do gênero, da orientação sexual — e isso com consequências subjetivas, éticas, políticas e clínicas. Era também de discursos para além da civilização, como as manifestações de ódio, racismo e segregação em geral, que não têm mais pudor nem barreiras para se manifestar no privado e no público, nas redes sociais e nas ruas. E, por conseguinte, atos terroristas, assassinatos racistas e crimes LGBTfóbicos. Em relação ao sujeito sexuado, o que a psicanálise, com seus conceitos, matemas e sua clínica do real do sexo, tem a contribuir e a se repensar hoje para que estejamos à altura da subjetividade de nossa época? É para isso que estamos aqui, para avançarmos, com Freud e Lacan, na construção do saber psicanalítico, sempre aberto ao singular e às novas manifestações do sujeito do desejo.
Downloads
Referências
Freud, S. (1932/1976) A feminilidade. Novas Conferências Introdutórias XXXIII. (Jayme Salomão, Trad.). In S. Freud. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 22, pp. 113-134). Rio de Janeiro: Imago.
Lacan, J. (1972/2003). O aturdito. In J. Lacan. Outros escritos (pp. 448-497). (Vera Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Lacan, J. (1975). Le séminaire, livre XX: encore. Paris: Seuil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.