As amarrações das angústias infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i49.1174

Palavras-chave:

angústia, infantil, brincar, fobia

Resumo

Freud aborda a angústia como afeto que reproduz um estado diante de um antigo evento perigoso, qual seja, o desamparo em face das exigências libidinais. A primeira angústia é tóxica, e na clínica encontramos sempre um resíduo enigmático dessa angústia, que se manifesta como fracasso da separação do gozo do Outro. Com Hans, apreendemos a função de defesa das fobias infantis e sua relação com a angústia. Lacan propõe a fobia como sintoma que institui um significante-sentinela, como o cavalo totêmico de Hans, o qual permite a significação do gozo do Outro e barra um investimento de objeto intensificado pela identificação ao que há de mais real no sujeito, salvaguardando o desejo do sujeito. Eis o que pretendemos desenvolver, a relação entre a angústia do desamparo e a angústia de castração, a passagem do gozo do Outro ao gozo fálico e as respostas infantis que permitem tratar o real da angústia: o fort-da, as construções míticas, as teorias sexuais infantis, a fobia. O que ocorre quando um real não encontra lugar para se inscrever no discurso do Outro?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Braga de Melo, UFRRJ; EPFCL-Brasil

Psicóloga. Psicanalista, membro AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil, Diretora da AFCL/EPFCL-Brasil, Membro do Colegiado de FCCL-RJ. Professora do curso de Psicologia e do curso de Mestrado em Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

Cevasco, R., & Chapuis, J. (2021). Passo a passo: rumo a uma clínica borromeana. São Paulo: Aller.

Cottet, S. (2011). Objetos fóbicos não identificados. In S. Cottet. Ensaios de clínica psicanalítica (pp. 128-134). Rio de Janeiro: Contra Capa. (Opção Lacaniana, 8).

Freud, S. (2008). Análisis de la fobia de un niño de cinco años (el pequeno Hans). In Obras Completas Sigmund Freud (v. X, pp. 01-118). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1909)

Freud, S. (2008). Tótem y tabú. In Obras Completas Sigmund Freud (v. XIII, pp. 03-

-164). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1913-1914)

Freud, S. (2008). Más allá del principio de placer. In Obras Completas Sigmund Freud (v. XVIII, pp. 01-62). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1920)

Freud, S. (2008). Inhibición, síntoma y angustia. In Obras Completas Sigmund Freud (v. XX, pp. 71-164). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1926)

Freud, S. (2008). Nuevas conferencias de introducción al psicoanálisis. 32ª conferencia. Angustia y vida pulsional. In Obras Completas Sigmund Freud (v. XXII, pp. 75-103). Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho original publicado em 1932-1933)

Lacan, J. (1974). La troisième. In Lettres de l’École freudienne (pp. 177-203). Paris: EFP, 1975, n 16.

Lacan, J. (1975). Conferência de Genebra sobre o sintoma (Conferência pronunciada em 04/10/1975 no Centro Raymond de Saussure). Recuperado de https://lacanterafreudiana.com.ar/2.5.1.25%20%20%20%20CONFERENCIA%20EN%20GINEBRA%20SOBRE%20EL%20SINTOMA,%201975.pdf

Lacan, J. (1982). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1975)

Lacan, J. (1990). O seminário, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (4a ed). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1964)

Lacan, J. (1995). O seminário, livro 4: as relações de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1956-1957)

Lacan, J. (1998). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In J. Lacan. Escritos (pp. 591-652). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1958)

Lacan, J. (1998). Observação sobre o relatório de Daniel Lagache: “Psicanálise e estrutura da personalidade”. In J. Lacan. Escritos (pp. 647-691). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1960)

Lacan, J. (1998). A ciência e a verdade. In J. Lacan. Escritos (pp. 869-892). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1966)

Lacan, J. (2003). ...ou o pior. Relatório do Seminário de 1971-72. In J. Lacan. Outros Escritos (pp. 544-549). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1971-1972)

Lacan, J. (2005). O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1962-1963)

Lacan, J. (2007). O seminário, livro 23: o sinthoma. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1975-1976)

Lacan, J. (2008). O seminário, livro 16: de um Outro ao outro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. (Trabalho original publicado em 1968-1969)

Lacan, J. (2010). O seminário, livro 8: a transferência. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1960-1961)

Melo, R., B. (2016). As palavras como brinquedos. In Stylete lacaniano, n5, Revista da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil (pp. 42-45). Recuperado de https://65cb68af-d40c-48ad-803f-1e225d9f5808.filesusr.com/ugd/d3c58b_e7dbac2a1d4b4852ac8de555ed71108d.pdf

Melo, R., B. (2019). O corpo brincante da criança. Trabalho apresentado no XX Encontro Nacional da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil. Aracaju, Brasil.

Melo, R., B. (2022). Brincarte com crianças. In A. Quinet (org.). Hímeros, o brilho do desejo (pp. 67-76). Rio de Janeiro: Atos e Divãs Edições.

Rosa, J. G. (2019). Famigerado. In J. G. Rosa. Primeiras estórias (pp. 19-22). Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Soler, C. (2010). O corpo falante. Caderno de Stylus. Rio de Janeiro: Internacional dos Fóruns, Escola de Psicanalise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil.

Soler, C. (2012). Lacan e o inconsciente reinventado. Rio de Janeiro: Companhia de Freud.

Soler, C. (2018). Adventos do real: da angústia ao sintoma. São Paulo: Aller.

Downloads

Publicado

2024-12-03

Como Citar

de Melo, R. B. (2024). As amarrações das angústias infantis. Revista De Psicanálise Stylus, 1(49), pp. 125–133. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i49.1174

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS