Angústia e o medo de nos reduzirmos ao nosso corpo – uma volta a mais no caso Hans
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i48.1163Palavras-chave:
Angústia, Caso Hans, Corpo, GozoResumo
O caso Hans se tornou paradigmático para o entendimento do que vem a ser a angústia e qual a saída que todo sujeito pode lançar mão para a saída disso: o desejo, pelas vias da palavra, do significante que engendra um corte entre o sujeito e o Outro. Essa é a via que a psicanálise oferece para que o sujeito suporte esse encontro com o Real, na medida em que a angústia é o afeto que indica a presença da ausência da falta, em que algo ameaça ocupar esse lugar faltoso do espelho, sem imagem, causado pelo furo primordial, objeto causa subtraído no encontro com a linguagem. Nesta conferência, gostaria de avançar sobre o tema da Angústia, a partir dos anos setenta, quando Lacan não só formaliza o modo de gozo não-todo fálico, mas ainda localiza no nó borromeu os três gozos: fálico, do Outro e o gozo-sentido. E o que me parece interessante destes avanços são as novas leituras que Lacan foi fazendo sobre o próprio caso Hans. Não se trata de invalidar as formulações anteriores, mas sim de trazer novas contribuições à própria clínica psicanalítica.
Downloads
Referências
Berta, S. (2020). Ser um corpo – ter um corpo: vicissitudes de um corpo e um vestido. In Diagnosticar em psicanálise: 20 anos da Rede de Pesquisa sobre as Psicoses. São Paulo: Escuta/Fórum do Campo Lacaniano.
Izcovich, L. (2009). El corpo y sus enigmas. Medellín: Universidad Pontificia Bolivariana.
Lacan, J. (1975). Conferência em Genebra sobre o sintoma. Inédito.
Lacan, J. (1985). Seminário 2: o eu na teoria de Freud e na técnica da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. (Trabalho original publicado em 1954-1955)
Lacan, J. (2012). Seminário 19: …ou pior. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1971-1972)
Lacan, J. (2010). Seminário 20: encore. Edição não comercial destinada aos membros da Escola da Letra Freudiana. Rio de Janeiro. (Trabalho original publicado em 1972-1973)
Lacan, J. (2022). Seminário 22: R.S.I. Edição não comercial destinada aos membros da EPFCL. São Paulo: Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. (Trabalho original publicado em 1974-1975)
Lacan, J. (2022). A terceira. Textos complementares. Edição não comercial destinada aos membros da EPFCL. São Paulo: Fórum do Campo Lacaniano de São Paulo. (Trabalho original publicado em 1975)
Soler, C. (2011). Los afectos lacanianos. Buenos Aires: Letra Viva.
Soler, C. (2012). Declinações da angústia. São Paulo: Escuta.
Soler, C. (2013). El en-cuerpo del sujeto. Bogotá: G. G. Ediciones. Colección Estudios de Psicoanálisis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.