Psicanálise OU Racismo
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i46.1030Palavras-chave:
Psicanálise, Racismo, SegregaçãoResumo
O artigo aborda a relação entre a psicanálise e o racismo, um tema frequentemente subestimado pelos psicanalistas, especialmente na Europa. Questionando se essa negligência decorre de indiferença no meio psicanalítico em relação à sociologia. No entanto, ele se compromete a abordar a questão, reconhecendo sua complexidade e abrangência. Tece uma crítica a abordagem convencional de tratar o racismo a partir do nome de um autor psicanalítico, como "Freud e o racismo" ou "Lacan e o racismo", argumentando que isso limita a compreensão do problema. Em vez disso, propõe uma análise mais ampla, considerando como a psicanálise nasceu em sociedades racialmente homogêneas e como a questão da alteridade foi inicialmente apresentada em termos de religião, linguagem, classe social e sexualidade. Discute a evolução do conceito de raça na psicanálise, destacando que a psicanálise se afasta do naturalismo biológico e não sustenta uma hierarquia essencialista entre grupos humanos. Enfatiza que a psicanálise se baseia na diferença e na linguagem, opondo-se fundamentalmente ao racismo. Argumenta que a psicanálise não pode ficar indiferente ao racismo devido à sua história, especialmente sua interação com a história da colonização e descolonização. Ressaltando que, atualmente, a psicanálise é desafiada pela questão racial e social, e a alternativa é nítida: psicanálise ou racismo. Apontando a incompatibilidade entre a psicanálise e o racismo, destacando a importância de a psicanálise contribuir para a luta contra o racismo em todas as suas formas.
Downloads
Referências
Castoriadis, C. (1990). Réflexions sur le racisme. In C. Castoriadis. Les carrefours du labyrinthe, 3, le monde morcelé. Paris: Seuil.
Césaire, A. (2020). Discurso sobre o colonialismo. São Paulo: Veneta.
Freud, S. (2011). Autobiografia. In S. Freud. Obras completas (P. C. de Sousa, Trad.) (Vol. 19, pp. 75-167). São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1925)
Said, E. (2004). Freud e os não-europeus. In E. Said. Fora do lugar: memórias (1a ed.). São Paulo: Companhia das Letras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.