Os corpos contemporâneos

Auteurs-es

  • Didier Castanet

DOI :

https://doi.org/10.31683/stylus.vi20.841

Mots-clés :

Corpo, psicanálise, tatuagem, piercing, manifestação anatômica

Résumé

No ensino de Lacan, como em Freud, o corpo ocupa um lugar central. Na primeira parte deste artigo tentarei mostrar teoricamente que lugar é esse. O corpo é tomado pela psicanálise somente como uma similaridade aparente com o corpo anatômico. O único corpo que concerne à psicanálise é o corpo liberado de sua biologia, um corpo trançado pela linguagem. E para Lacan só há o corpo do significante. Jacques Lacan interessou-se pelo corpo, e entre os sucessores de Freud, foi o único que lhe deu uma articulação coerente com a descoberta da psicanálise. Nós examinaremos esses desenvolvimentos e ilustraremos, na segunda parte deste artigo, como o corpo passou a ser, em nossa sociedade, um objeto de consommation (soma: corpo) (referência a George Bataille), sobretudo como um objeto de consumo, de consumação, que repercute diretamente na problemática central do gozo no discurso capitalista.

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Biographie de l'auteur-e

Didier Castanet

Psicanalista. AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Fórum Toulouse. Doutor em Psicologia. Professor da Universidade de Toulouse.

Références

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SOLER, Colette. Le corps dans l’enseignement de Lacan. Quarto
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Publié-e

2010-04-04

Comment citer

Castanet, D. (2010). Os corpos contemporâneos. Revista De Psicanálise Stylus, (20), pp. 53–77. https://doi.org/10.31683/stylus.vi20.841