Quem tem medo do ready-made? Psicanálise, interpretação e arte contemporânea

Auteurs-es

  • Sonia Borges

DOI :

https://doi.org/10.31683/stylus.vi25.771

Mots-clés :

Psicanálise, interpretação, sintoma, ready- made

Résumé

Este artigo discute a orientação de Lacan para o trabalho de interpretação à luz de sua surpreendente afirmação: A interpretação é o ready made, Marcel Duchamp [...], na conferência A terceira, de 1974. Com esta “definição” da interpretação, Lacan não só radicaliza a sua crítica à perspectiva hermenêutica da interpretação, como ratifica a ideia do equívoco como sendo o seu paradigma. O ready-made, pelo fato de mostrar silenciosamente o que é um objeto, ou a falta essencial que habita e sustenta todo objeto, esclarece que é jogando com as palavras de forma provocativa que se pode ir além do deciframento dos significantes primordiais, sem, contudo, “engordar os sintomas com significados”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sonia Borges

Doutora em Psicologia da Educação PUC/SP. Professora do mestrado “Psicanálise, Saúde e Sociedade” na Universidade Veiga de Almeida. Psicanalista da Escola de Psicanálise do Campo Lacaniano Brasil- Fórum Rio de Janeiro.

Références

BRETON. A. Le phare de la mariée. In: Revista Minotaure. Paris, n. 6, 1934, p.136-
165.
CAMPOS, A. O poeta e o psicanalista. In: A invenção da vida: arte e análise. Porto
Alegre: Artes e Ofícios, 2001, p. 126-135.
CABANE, P. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. São Paulo, Perspectiva,
2008. 205p.
COCCHIARALE, F. Quem tem medo da arte contemporânea? Recife: Fundação
Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2006, 77p.
DEMPSEY, A. Estilos, escolas e movimentos. São Paulo: Cosac Naify, 2003. 330p.
FREUD, S. (1905) Os chistes e sua relação com o inconsciente. Tradução sob a direção
de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Edição Standard Brasileira
das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, v. 8, 154p.)
LACAN, J. (1964). O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da
psicanálise. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1985,
269p.
_________. (1958). A direção do tratamento. In: LACAN, J. Escritos. Tradução
de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998, p. 591-652.
_________. A terceira. (1974). Texto inédito. Tradução para uso interno, FCCL/
Rio de Janeiro, 2005. 41p.
_________. L’insu – que – sait de l’une bévue s’aile a mourre. (1976-1977). Seminário
inédito.
LEITE, N. entreAto – Apresentação. In: MILÁN-RAMOS, J. e LEITE (orgs.). entreAto
– o poético e o analítico. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011. p.
11-20.
SALSANO, R. O fracasso do equívoco é o amor. In: MILÁN-RAMOS, J. e LEITE,
N. (orgs.). entreAto – o poético e o analítico. Campinas, SP: Mercado das
Letras, 2011, p. 53-58.

Téléchargements

Publié-e

2012-11-12

Comment citer

Borges, S. (2012). Quem tem medo do ready-made? Psicanálise, interpretação e arte contemporânea. Revista De Psicanálise Stylus, (25), pp. 59–67. https://doi.org/10.31683/stylus.vi25.771