A voz no canto e a repetição

mais além da representação

Autores

  • Manuel Álvarez Huitrayao Proyecto Alteridades

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v1i43.958

Palavras-chave:

Repetição, Voz, Canto, Tempo, Ressonância

Resumo

O seguinte texto propõe uma abordagem psicanalítica-filosófica sobre o que canta na voz quando esta canta. Dentro do campo da música popular e a partir dos desenvolvimentos da noção de repetição trabalhados pelo Sigmund Freud e Gilles Deleuze, no intercâmbio com os conceitos de Kierkegaard, Bergson y Pardo, o texto assume a possibilidade de trabalhar e iluminar aquilo do âmbito do sonoro que ficaria, mas além do tecido das representações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Álvarez, M. (2016). La repetición, una interpretación psicoanalítica: Freud y Lacan. Madrid, [Tesis de Doctorado, del Programa de Doctorado en Filosofía de la Universidad Complutense de Madrid]. Biblioteca digital de la Universidad. http://eprints.ucm.es/38287/

Bergson, H. (2004). Memoria y vida, textos escogidos por Gilles Deleuze. Madrid: Alianza. (Trabaho originalmente publicado em 1957).

Boulez, P. (1981). Puntos de referencia. Barcelona: Gedisa.

Boulez, P. (1992). Hacia una estética musical. Caracas: Monte Ávila editores. (Trabalho originalmente publicado em 1966).

Deleuze, G. (2006). Diferencia y repetición. Buenos Aires: Amorrortu. (Originalmente publicado em 1968).

Deleuze, G. (2005). Lógica del sentido. Barcelona: Paidós. (Trabalho originalmente publicado em 1969).

Deleuze, G. (2008). Presentación de Sacher-Masoch. lo frío y lo cruel , Buenos. Aires: Amorrortu. (Trabalho originalmente publicado em 1967).

Freud, S. (2001). Recordar, repetir y reelaborar. In: S. Freud, Obras Completas, Vol. 12. Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho originalmente publicado em 1914).

Freud, S. (2001). Más allá del principio de placer. In: S. Freud, Obras Completas, Vol. 18. Buenos Aires: Amorrortu. (Trabalho originalmente publicado em 1920).

Kierkegaard, S. (2009). La repetición. Madrid: Alianza Editorial.

Lacan, J. (2008). Los cuatro conceptos fundamentales del psicoanálisis, El seminario, libro 11, Buenos Aires: Paidós. (Trabalho originalmente publicado em 1964]

Pardo, J. L. (1991). Sobre los espacios. Pintar, escribir, pensar. Barcelona: Ediciones del Serbal.

Pardo, J.L. (2007). Esto no es música. Introducción al malestar en la cultura de masas. Barcelona: Galaxia Gutenberg.

Recalcati, M. (2007). Meditaciones sobre la pulsión de muerte. In: Alemán, J. [et. al.]: Lo real de Freud (p.85), Madrid: Círculo de Bellas Artes.

Süskind, P. (1987). El contrabajo. Barcelona: Seix Barral.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Álvarez Huitrayao, M. (2023). A voz no canto e a repetição: mais além da representação. Revista De Psicanálise Stylus, 1(43), pp. 13–24. https://doi.org/10.31683/stylus.v1i43.958

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS