Angústia
enigma e certeza
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i49.1172Palavras-chave:
Angústia, Certeza, Real, Final de análiseResumo
O texto tem como objetivo mostrar como as elaborações introduzidas por Lacan no seminário A angústia, ao subverter a concepção clássica da angústia, promovem também uma nova concepção de certeza, que será decisiva para a análise. Nessa nova concepção, a certeza não se extrai a partir de argumentos, como propõe a filosofia. Ela também diverge da própria concepção anterior de Lacan, segundo a qual a certeza seria reservada ao sujeito psicótico, ao emergir diante do encontro com o vazio enigmático correlativo ao fenômeno da cadeia quebrada, em que o significante se desprende e adquire seu valor na medida em que retorna no real. No entanto, enquanto na psicose a certeza está ligada ao significante enigmático, a partir do seminário da Angústia, Lacan elabora outra possibilidade de extração da certeza, dessa vez não mais ligada à dimensão simbólica, mas, sim, à hiância que se abre entre os significantes e pela qual se constata um real implicado na experiência. A angústia é índice desse real e, como afeto que não engana, participa da possibilidade da extração de uma certeza ao final de uma análise. Uma certeza não mais ligada à expectativa de encontrar a ideia perfeita, mas, sim, a uma experimentação do afeto que produz um assentimento conclusivo, que, por sua vez, não comporta mais nenhuma ambiguidade.
Downloads
Referências
Freud, S. (2014). Inibição, sintoma e angústia. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1926)
Lacan, J. (1995). O seminário, livro 4: a relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1956-1957)
Lacan, J. (1998). De uma questão preliminar a todo o tratamento possível da psicose. In J. Lacan. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1957-1958)
Lacan, J. (2003). Proposição de 9 de outubro de 1967 sobre o psicanalista da Escola. In J. Lacan. Outros escritos (pp. 249-264). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1967)
Lacan, J. (2005). Seminário 10, a angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1963-1963)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.