A tragédia petropolitana e a ignorância como estratégia do discurso capitalista
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i45.1007Palavras-chave:
Tragédia de Petrópolis, Paixão da ignorância, Discurso capitalista, NecropolíticaResumo
O texto busca analisar a tragédia das chuvas no munícipio de Petrópolis (RJ), não como um desastre natural ou agravamento das questões climáticas, mas pela via da ignorância como estratégia do discurso capitalista. A situação de Petrópolis é pensada como uma forma de violência articulada com o conceito de necropolítica, descrito pelo filósofo Achille Mbembe. O poder político se apropria da morte como um objeto de gestão, ou seja, o poder não só estabelece normas sobre como devemos viver e agir, mas também decide e toma medidas a respeito de como devemos morrer e quem deve morrer. Utilizando o pensamento da socióloga Linsey McGoey que formula o conceito de ignorância estratégica, o artigo aborda a paixão da ignorância descrita por Lacan, para descrever uma das estratégias do discurso capitalista, que na cidade Imperial pode ser traduzida pela expressão difundida por lá: amnésia do céu azul. Uma estratégia de apagamento do saber sobre as políticas públicas que deveriam ser encaminhadas para evitar novos desastres. Para demonstrar o gozo da ignorância agenciado pelo discurso capitalista, é apresentada uma vinheta clínica de uma intervenção feita durante o período de emergência na tragédia de 2022. Por fim, o artigo aposta que o discurso da psicanálise pode subverter o discurso capitalista fazendo uma crítica a ele.
Downloads
Referências
Lacan, J. (1972). Conferencia de Milan “Del discurso psicanalítico”. Recuperado de https://www.elsigma.com/historia-viva/traduccion-de-la-conferencia-de-lacan-en-milan-del-12-de-mayo-de-1972/9506
Lacan, J. (1992). O seminário, livro 17: o avesso da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1969-1970)
Lacan, J. (1998). Variantes do tratamento-padrão. In J. Lacan. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1955)
Lacan, J. (2001). O saber do psicanalista. Recife: Centro de Estudos Freudianos do Recife. (Trabalho original publicado em 1971-1972)
Lacan, J. (2008). O seminário, livro 20: mais, ainda. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1972-1973)
Lacan, J. (2009). O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud. Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1953-1954)
Mbembe, A. (2018). Necropolítica. São Paulo: n-1 edições.
McGoey, L. (2012). The logical of strategic ignorance. British Journal of Sociology, Londres, 63(3).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.