Madame Bovary
O retrato da histeria feminina do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v1i42.927Palavras-chave:
Madame Bovary, Psicanálise, Freud, HisteriaResumo
Madame Bovary ou Emma Bovary é a protagonista do romance de mesmo nome, escrito por Flaubert, que levou cinco anos para construí-la. Ela apresenta as características da mulher burguesa do século XIX, muito comum de ser observado nos casos de histeria. Depois do papel de filha, a mulher ascendia socialmente apenas através do casamento e, mesmo assim, deveria obedecer aos ideais de feminilidade, com o cuidado com a casa e a maternidade. O objetivo desse trabalho não é, porém, diagnosticar Emma Bovary como histérica, e sim aproximar o que é relatado nessa obra literária sobre a vida dessa mulher com aquilo que os estudos de Freud nos possibilitaram entender sobre a histeria.
Downloads
Referências
Flaubert, G. (2017). Madame Bovary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
FREUD, S. (1996a). Fragmento da análise de um caso de histeria. In Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira (v. VII). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1905[1901]).
FREUD, S. (1996b). Delírios e sonhos na Gravida de Jensen. In Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira (v. IX). Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1907[1906]).
FREUD, S. (2011). A dissolução do complexo de Édipo. Obras completas, volume 16. São Paulo: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1924).
KEHL, M. R. (2008). Deslocamentos do feminino. Rio de Janeiro: Imago.
NOBRE, T. L. (2013). Madame Bovary e histeria: algumas considerações psicanalíticas. Contextos clínicos, 6(1), 62-72.
SCOTTI, S. (2002). A histeria em Freud e Flaubert. Estudos de Psicologia, 7(2), 333-341.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.