O que passou?
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.vi39.470Palavras-chave:
Passe, Final de análise, Experiência, PassagemResumo
Este texto é o resultado da escrita de uma passagem, feita de tantos passos que foram dados até a decisão do olhar/saber, do fim de uma análise e outros mais até o dizer/saber do passe, exame do que faz um analisante decidir colocar-se como analista, este que, como profere Lacan, “só se autoriza de si mesmo” no seu tempo. Ele foi escrito, num primeiro momento, para ser falado, de forma que é um texto que não perde essa característica de um relato da passagem, causada pela surpresa da nomeação e da experiência do fim de análise e do que isso pode representar. Portanto, fim de um lado e abertura de outro, iniciada por essa primeira fala, agora publicada, depois de um caminho já avançado de outras falas.
Downloads
Referências
Assis, M. (2008). Contos (p. 339). Belo Horizonte: Itatiaia. (Grandes obras da cultura universal).
Lacan, J. (1973). Televisão. In J. Lacan. Outros escritos (V. Ribeiro, Trad.) (pp. 508--543). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Lacan, J. (1998). O seminário, livro XI: os quatros conceitos fundamentais da psicanálise. (M. D. Magno, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1964)
Lacan, J. (2003). Proposição de 9 de outubro de 1967. In J. Lacan. Outros escritos (V. Ribeiro, Trad.) (pp. 248-264). Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1967)
Lacan, J. (2010). O seminário, livro XX: encore. (Versão brasileira fora do comércio). (Trabalho original publicado em 1972-1973)
Soler, C. (2005). O que Lacan dizia das mulheres (V. Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Soler, C. (2013). El fin y las finalidades del análisis. Buenos Aires: Letra Viva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.