Uma re-volta a mais no ensino e na transmissão… para continuar fazendo Escola em Fórum
DOI:
https://doi.org/10.31683/stylus.v0i36.227Palavras-chave:
Lacan; Transmissão; Ensino; Escola; Fórum.Resumo
O artigo pretende trabalhar as questões: O que é ensinar? O que é ensinar psicanálise? O que é ensinar psicanálise nos Fóruns do Campo Lacaniano? Com o levantamento dessas questões, discute as nuanças dos conceitos de transmissão e ensino no âmbito do estudo dos textos e da teoria lacaniana para quem se aproxima dos Fóruns do Campo Lacaniano. Como conclusão, propõe que o ensino da psicanálise (na vertente “extensiva”) deve estar subordinado, eticamente, à sua transmissão (na vertente “intensiva”).
Downloads
Referências
LACAN, J. O seminário, livro 1: os escritos técnicos de Freud (1953-1954). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.
LACAN, J. (1998). Abertura dessa coletânea. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LISPECTOR, C. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.
QUINET, A. A estranheza da psicanálise: a Escola de Lacan e seus analistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao encaminhar os originais, os autores cedem os direitos de publicação para STYLUS.
Os autores assumem toda responsabilidade sobre o conteúdo do trabalho, incluindo as devidas e necessárias autorizações para divulgação de dados coletados e resultados obtidos, isentando a Revista de toda e qualquer responsabilidade neste sentido.