O livro de cabeceira: da escrita como sintoma ao sintoma como letra

Autores

  • Ana Laura Prates Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi23.799

Palavras-chave:

Letra, sintoma, escrita, arte, clínica psicanalítica

Resumo

Este trabalho dá tratamento a uma questão apresentada por Lacan no Seminário 23, de como uma arte pode pretender, de maneira divinatória, substancializar o sintoma em sua consistência, mas também em sua ex-sistência e em seu furo. Para refletir sobre esse ponto, a autora toma por referência um filme de Peter Greenway, chamado “O livro de cabeceira”, tomando-o como um caso clínico e dividindo-o em alguns recortes, com o objetivo de transmitir como o conceito de letra no último ensino de Lacan permitirá a reformulação do lugar do sintoma na clínica psicanalítica.

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Biografia do Autor

Ana Laura Prates Pacheco

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica pela USP. Pós-Doutorado em Psicanálise na UERJ. Psicanalista. Membro e atual Diretora da EPFCL – Brasil (2010-2012). Membro do FCL – SP. AME da EPFCL. Coordenadora da Rede de Pesquisa de Psicanálise e Infância. Autora de “Feminilidade e experiência psicanalítica” (2001).

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Publicado

2011-11-11

Como Citar

Pacheco, A. L. P. (2011). O livro de cabeceira: da escrita como sintoma ao sintoma como letra. Revista De Psicanálise Stylus, (23), pp. 37–43. https://doi.org/10.31683/stylus.vi23.799

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