Uma resposta com base em evidência

Autores

  • Leonardo S. Rodríguez

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi26.754

Palavras-chave:

Discurso analítico, eficácia clínica, criação de Freud, psicanálise lacaniana, prática baseada em evidências

Resumo

A ideologia da prática “baseada em evidências”, produto derivado da aplicação tendenciosa e economicamente orientada do discurso da ciência e da tecnologia, conseguiu excluir a psicanálise dos programas e serviços públicos de saúde mental, além de minar o status cultural da psicanálise com o público em geral: isso tem acontecido em um grande número de países já por algum tempo. Não faria o menor sentido responder a esta profunda depreciação da psicanálise nos termos adotados por tal ideologia. É muito mais proveitoso oferecer aos nossos colegas cidadãos as evidências apresentadas sem motivos outros por meio de nossa experiência. Como Freud argumentou há mais de um século na sua definição da psicanálise, nossa experiência diz respeito a fenômenos e eventos humanos que nenhuma outra disciplina, científica ou não, é capaz de investigar devidamente, quanto mais lidar com tal questão em qualquer grau de eficácia. A resposta analítica, portanto, tem se tornado um bem cultural que pode ser empregado muito eficientemente para se compreender e tratar os efeitos institucionais e sociais do mal de nossa civilização, e não apenas como um método de tratamento para aqueles indivíduos que procuram por nossa ajuda. Além disso, é pela análise do sofrimento íntimo de seres falantes individuais que a experiência psicanalítica traz à tona os descontentamentos de nossas sociedades, tal qual uma norma mascarada por formas sedutoras de prazer facilitadas pelos avanços tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo S. Rodríguez

PhD, psicólogo clínico; membro analista da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (École de Psychanalyse des Forums du Champ Lacanien) – Fórum de Melbourne; Membro Fundador do Centro Australiano para Psicanálise; Professor Sênior do Programa de Mestrado em Psicanálise da Universidade Victoria, Professor Sênior Adjunto na Universidade Monash, ambas na Austrália; autor da obra Psychoanalysis with Children (Psican.lise com Crian.as) (London/New York: Free Association Books, 1999) e inúmeros artigos sobre teoria e prática psicanalíticas publicados em vários idiomas.

Referências

AUSTRALIAN PSYCHOLOGICAL SOCIETY. InPsych, 27: 6, p. 20, dez. 2005.
JACKSON, H. A description and case for evidence-based praxis in psychology.
InPsych, 27: 6, pp. 14-19, dez. 2005.
LACAN, J. (1974). Télévision. In: Autres écrits. Paris: Seuil, 2001, p. 518.
QUINE, W. V. Pursuit of Truth. Cambridge, Massachusetts and London, England:
Harvard University Press, p. 19, 1990.
ROTH, A., FONAGY, P. What works for whom? A critical review of psychotherapy
research. New York: Guilford Press, 2005.

Downloads

Publicado

2013-06-25

Como Citar

Rodríguez, L. S. (2013). Uma resposta com base em evidência. Revista De Psicanálise Stylus, (26), pp. 67–72. https://doi.org/10.31683/stylus.vi26.754