O desejo do analista e o autismo

Autores

  • Andréa Hortélio Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi29.713

Palavras-chave:

Desejo do analista, autismo, alienação, Outro, linguagem

Resumo

O artigo examina o que pode o psicanalista frente a alguns sujeitos que fracassam ao se inscreverem num discurso, mas especificamente no discurso do Outro, como é o caso das crianças autistas. O texto busca investigar qual o uso que essas crianças podem fazer do desejo do analista, através de recortes clínicos. Parte da constatação de que essas crianças se interessam bastante em por em ação os pares de significantes opostos, demonstrando um fascínio pelo nível mais arcaico da linguagem. Ressalta que longe de automatizar a linguagem e a vida das crianças autistas, o analista deve estar atento à possibilidade da criança poder deixar de ser um puro significado do Outro e assim adentrar na alienação significante. Para tanto, adverte que, muitas vezes, é necessário encontrar um analista como o parceiro que pode escutá-los e acompanhar como se desenrola a relação com o Outro para essas crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Hortélio Fernandes

Psicanalista, AME da EPFCL, Membro do Campo Psicanalítico de Salvador, Membro do Fórum Salvador, Doutora em Psicopatologia Fundamental e Psicanálise (Paris VII, Professora da Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Psicologia (UFBA), Pesquisadora do CNPq.

Referências

KANNER, L. Langage hors-propos et metaphorique dans l’autisme precoce infantile.
Un inédit de Leo Kanner. Disponível em: <google.com/site/olivierdouvilleofficel/
article/um-inedit-de-leo-kanner>, p. 16, 1946.
LACAN, J. (1958). Observação sobre o relatório de Daniel Lagache. In: Escritos.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, pp. 635-691.
__________. (1958). De uma questão preliminar a todo tratamento possível da
psicose. In: Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, pp. 537-590.
__________. (1964). O Seminário: livro XI: Os quatro conceitos fundamentais da
psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
__________. (1975). Conferência em Genebra sobre O Sintoma. In: Opção Lacaniana.
São Paulo, n. 23, pp. 6-16, dezembro de 1998.
__________. Conferências e entretiens dans l’université nord-américaines. Scilicet
6/7. Paris: Seuil, pp. 6-63, 1976.
_________. (1977). Le Seminaire, livre 25: Le moment de conclure. Inédito, aula
de 15 de novembro de 1977. Disponível traduzido para o português por J. Gerbase
no site do Campo Psicanalítico <www.campopsicanalitico.com.br>.
LEFORT R. & R. L’infantile et le feminine. Archives de Psychanalyse. Paris: Eolia,
1991, p. 4.
NOMINÉ, B. A questão do sintoma e a problemática do corpo no autismo. In:
ALBERTO, S. (org.). Autismo e Esquizofrenia na Clínica da Esquize. Rio de
Janeiro: Marca d’Água, 1999, pp. 233-241.
NOMINÉ, B. O analista frente ao inconsciente. Stylus: revista de psicanálise, n.
25. Rio de Janeiro: EPFCL-Brasil, pp. 15-28, novembro de 2012.
RODRIGUEZ, L. O dizer autista. In: ALBERTO, S. (org.). Autismo e esquizofrenia
na clínica da esquize. Rio de Janeiro: Marca d’Água, 1999, pp. 245-257.
SOLER, C. O desejo do psicanalista – onde está a diferença? In: Coletânea de Textos
de Colette Soler. Salvador: EBP, 1997, pp. 1-3.
SOLER, C. Autismo e Paranoia. In: ALBERTO, S. (org.). Autismo e Esquizofrenia
na Clínica da Esquize. Rio de Janeiro: Marca d’Água, 1999, pp. 219 -232.

Downloads

Publicado

2014-11-12

Como Citar

Fernandes, A. H. (2014). O desejo do analista e o autismo. Revista De Psicanálise Stylus, (29), pp. 125–133. https://doi.org/10.31683/stylus.vi29.713

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS