Transexualidade e Sexuação

Autores

  • Elisabeth da Rocha Miranda

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.vi30.685

Palavras-chave:

Transexualidade, discurso capitalista, ciência castração

Resumo

Neste trabalho discutimos a posição do transexual em contraponto com o discurso capitalista e com a ciência. No texto, questionamos a posição do transexual antes da possibilidade de mudança do corpo, promovida pelas novas técnicas cirúrgicas e perguntamos: em um tempo anterior a essa oferta cirúrgica não havia sujeitos transexuais? Como disse Lacan, a oferta cria a demanda, e o resultado dessas intervenções por um lado não livra o sujeito neurótico da castração que é simbólica e marca uma inadequação estrutural entre corpo e sexo social, e por outro também não opera a castração para um sujeito psicótico ainda que em alguns casos possa funcionar como suplência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabeth da Rocha Miranda

Psicanalista Membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano e da Internacional dos Fóruns (AME) Fórum-Rio de Janeiro. Membro do Colegiado de Ensino de Formações Clínicas do Campo Lacaniano-RJ. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ com a tese intitulada O gozo no feminino. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise UERJ com a tese A debilidade mental nas estruturas clínicas. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica — PUC-RJ. Membro do Conselho Editorial da Revista Marraio — publicação de Formações Clínicas. Membro do Conselho Editorial da Revista Aff ecctio Societatis, da Universidade de Antioquia como parecerista. Autora de diversos artigos publicados no Brasil, França, Espanha, Colômbia e Austrália. Organizadora do livro A clínica do ato com Georgina Cerquise (7 Letras, 2013).

Referências

BENJAMIN, Harry (1966). The Transexual Phenomenon. New York: Editor
Julian Press, 1966.
FREUD, Sigmund. (1905). Tres Ensayos de teoria sexual In: Obras completas.
Buenos Aires: Amorrortu Editores Vol.7.
LACAN, Jacques. (1962-63). O Seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro,
Editora Zahar 2005.
_________. (1971-72). O Seminário, livro 19: ou pior... Rio de Janeiro, Editora
Zahar 2012.
_________. (1972-73). O Seminário, livro 20: Mais ainda... Rio de Janeiro,
Editora Zahar, 1985.
Marília Gabriela entrevista Léa T. e Carol Marra à disposição no YouTube.
MILLOT, Catherine. (1992). Extrasexo: ensaio sobre o transexualismo. São Paulo
Editora Escuta, 1992.

Downloads

Publicado

2015-06-16

Como Citar

Miranda, E. da R. (2015). Transexualidade e Sexuação. Revista De Psicanálise Stylus, (30), pp. 91–99. https://doi.org/10.31683/stylus.vi30.685

Edição

Seção

TRABALHO CRÍTICO COM OS CONCEITOS