Psicanálise e política

Autores

  • Luis Izcovich

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v0i36.291

Palavras-chave:

Psicanálise; Política; Ética; Desejo.

Resumo

Neste texto, o objetivo é explorar em que difere a posição da política e da psicanálise em relação ao desejo. A questão é justificada a partir de duas observações de Lacan. A primeira postula que a felicidade se tornou um fator que a política levou em consideração, enquanto a segunda coloca uma proposição que Lacan condensa da seguinte forma: “o inconsciente é política”. Isso nos leva a desenvolver essa proposição, situar a posição da psicanálise em relação à política e definir o que quer dizer uma ética do desejo. Esse percurso vai lançar luz sobre o que é possível esperar da psicanálise para o século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Izcovich

Psiquiatra. Psicanalista, AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-França. Membro fundador dos Fóruns do Campo Lacaniano na França. Doutor em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII. Docente no Collège de Clinique Psychanalytique de Paris.
E-mail: alizco@wanadoo.fr

Publicado

2018-07-31

Como Citar

Izcovich, L. (2018). Psicanálise e política. Revista De Psicanálise Stylus, (36), pp. 11–26. https://doi.org/10.31683/stylus.v0i36.291