Entre a castração e a sutura: a aposta de Pascal na construção do caso clínico

Autores

  • Paulo Alberto Teixeira Bueno

DOI:

https://doi.org/10.31683/stylus.v0i35.159

Palavras-chave:

Castração; Aposta de Pascal; Gênero.

Resumo

Neste trabalho, apresentaremos o relato de um caso clínico articulado com a noção de aposta. Pascal elegeu esse termo como pilar argumentativo de suas proposições acerca da existência de Deus. A premissa é a de que o sujeito não pode se esquivar da escolha sobre a existência divina, logo a aposta se torna imperativa. Desse modo, algo se perde necessariamente, posto que em todo jogo algo precisa ser apostado, e é precisamente isso — que se aposta — o que se perde. O caso será o de uma paciente cujo filho nasceu com uma malformação genital, apresentando os órgãos sexuais feminino e masculino. A criança estava prestes a ser submetida a uma cirurgia definitiva, em que um dos órgãos sexuais seria castrado, no real. A decisão sobre a cirurgia teria de ser tomada por essa mãe, que vacilava, e durante o processo analítico operaram-se alguns giros em sua posição discursiva que mudou o destino da criança. Recorreremos às elaborações contidas no Seminário 16, em que Lacan retoma a aposta de Pascal para avançar na formalização da inconsistência no campo do Outro, e delas buscaremos extrair consequências clínicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alberto Teixeira Bueno

Psicólogo. Psicanalista, membro do Fórum do Campo Lacaniano São Paulo. Mestre e doutorando em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Espaço de Vida.
E-mail: paulotbueno@hotmail.com

Referências

Lacan, J. (1958/1998). A direção do tratamento e os princípios de seu poder. In J. Lacan. Escritos (pp. 591-652). (Vera Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Lacan, J. (1966/1998). A ciência e a verdade. In J. Lacan. Escritos (pp. 869-892). (Vera Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Lacan, J. (1968-1969/2008). O seminário, livro 16: de um Outro ao outro. (Vera Ribeiro, Trad.). Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Pascal, B. (1670/1961). Pensamentos. (Sérgio Milliet, Trad.). São Paulo: Difusão Europeia do Livro.
Quinet, A. (2012). Os outros em Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Downloads

Publicado

2018-03-08

Como Citar

Teixeira Bueno, P. A. (2018). Entre a castração e a sutura: a aposta de Pascal na construção do caso clínico. Revista De Psicanálise Stylus, (35), pp. 153–164. https://doi.org/10.31683/stylus.v0i35.159

Edição

Seção

DIREÇÃO DO TRATAMENTO